sábado, 2 de abril de 2011

“Recolhei tudo para que nada se perca.”



Com o título na cabeça, empenhava-me com grande esforço, para distribuir os meus pães e peixes do milagre em forma de versos, a final, esta foi à ordem inequívoca do meu mestre: “Dai-lhes vós de comer.” Mc 6:37 parte c, e não podia negligenciá-la.

Sem ser convidados para ouvir o sermão, mulheres, homens e crianças que aos poucos foram aglomerando-se em um lugar deserto, em torno de Jesus e seus discípulos, e logo se formou uma grande multidão que diligentemente começou ouvir as palavras do mestre; que lhes transmitiam um amor nunca antes sentido. Corações outrora amontoado de ódio, magoa e rancor, dilui-se com suas doces palavras de salvação e (AMOR ETERNO), suavizando suas dores, seus traumas e suas percas. A multidão estava tão compenetrada nas palavras de Jesus que não se assentaram nem mesmo perceberam o raiá do dia.  Foi quando os discípulos exercendo preocupações do que se configurara disseram: o “lugar é deserto, e o dia está já muito adiantado. Despede-os, para que vão aos lugares e aldeias circunvizinhas, e comprem pão para si; porque não têm que comer.”

Com uma gigantesca perplexidade em suas almas, receberam a resposta “dai-lhes vós de comer.” Como foi grande a incredulidade dos amados discípulos que replicaram “onde compraremos pães para estes comerem”? Acrescentaram que duzentos dinheiros não seriam suficientes para dividirem entre eles de modo que cada um recebesse um pouco.

Com tudo, a provisão divina trabalha muito antes das necessidades. Para surpresa deles alguém dentre a multidão faminta, entrega aos discípulos, cincos pães de cevada e dois peixinhos. Disse Jesus: “tragam aqui”, mandou que os discípulos acomodassem a multidão fazendo com que se assentassem na relva em grupos de cinqüenta ou cem; para que harmoniosamente fossem testemunhas oculares do que estava para acontecer, sendo assim, Jesus tomou os pães e os peixinhos, deu graças a Deus e (CONFIOU AOS SEUS DISCIPULOS REPARTIR), todos comeram e ficaram saciados. Sobejaram ainda dozes cesto de pães e peixe. Disse Jesus: "recolhei tudo para que nada se perca.

Acredito que a maior lição, empregada neste evento, mais intensa do que até a própria multiplicação é esta: "recolhei tudo para que nada se perca", é lembrar-se daqueles que não puderam  está conosco, por causa de uma questão física ou emocional, das mazelas da vida e das circunstâncias que causam impossibilidades, “recolhei tudo para que nada se perca” é lembra-se das Ana, Isabel, Sara, e tantas outras que não teve o Emanuel, Samuel, João Batista e Isaque.

É lembra-se de mães que teve que enterra o seu milagre, "recolhei tudo para que nada se perca. E colocamos dentro dos nossos cestos; os pães e peixes do milagre e distribuir por todos os cantos do mundo. É entregar nos palácios, nas para fitas, nos becos e vielas espalhados pelo nosso mundão. "Recolhei tudo para que nada se perca, é saírmos do nosso palácio chamado igreja, ir às multidões que não tem pastor. É não simulamos um falso (IDE).

"Recolhei tudo para que nada se perca", é entrega o que temos. E como somos limitados em cincos pães é dois peixinhos; para que recebamos de Deus alimento suficiente para alimentar quem cruzar nosso caminho, assim como o bom samaritano alimentou quem cruzou o seu.
"Recolhei tudo para que nada se perca" é não negligenciar aqueles que vivem á margem em condições difíceis, como: prostituição, tráficos de drogas, etc, em nosso bairro e cidades, esperando que outros venham resolver: “Dai-lhes vós de comer.
"Recolhei tudo para que nada se perca", recolher dentro dos nossos cestos, TUDO mais TUDO mesmo que sobejou em nossa vida.

 "CONFIOU AOS SEUS DICIPULOS REPARTIR"

Disse: Mahatma Gandhi “Se você tem o que não precisa, você é um LADRÃO”

Disse: Jesus “espalhou deu os pobres.”
Daí, e ser- vos-á dado
“Dai-lhes vós de comer.”


Djavan Lopes 

5 comentários:

  1. Irmão amado, que benção essa msg., que o Senhor continue a te revelar a Palavra dEle sem limites! Vc é um exemplo de fé! Sempre te admirei! Sou muito grata ao Senhor por poder te conhecer! Um abç! Jéssica Caetano - MT

    ResponderExcluir
  2. o que eu vou dizer??? você ja disse tudo.......o que me resta é orar pela sua vida pra que todos os dias Deus te capacite e continue te dando sabedoria, e essa visão de todas as coisas!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Muitos podem estar surpresos com a sua capacidade explêndida de perceber o verdadeiro evangelho que Jesus quer nos ensinar, mais como posso eu duvidar de uma pessoa que é usada grandemente pelo Espirito Santo para iluminar mentes conturbadas que ainda não sabem ler a biblia atravez da vida.

    Obrigado meu irmão por divider um pouco da sua sabedoria com migo, que ainda fico triste com algumas interpretações grosseiras de quem ainda não sabem o verdadeiro progeto da graça.

    ResponderExcluir
  4. A responsabilidade da manutenção da vida em todos os sentidos, sem dúvida alguma é nossa, discípulos de Jesus...
    Seu texto veio ressaltar nosso compromisso com o outro.
    Isso é manifestação da Alteridade.
    Um abraço meu irmão!
    O Pão é nosso!

    ResponderExcluir
  5. "Para que nada se perca"...
    Nunca passou pela minha mente ver o momento da multiplicação dos pães e peixes por esse ângulo. Agradeço a Deus por você entender - e nos ajudar a entender - que nós, você, eu, aquele irmão, aquela irmã, aquela pessoa que nos ajuda, nos compreende e nos estende a mão nos momentos em que necessitamos (mesmo quando nem nós mesmos percebemos isso), somos, cada um, representados por esses pães e peixes, os quais, nas mãos do Grande Mestre e SENHOR, se tornam úteis, e de forma abundante, aos que estão ao redor. Tenho certeza de que DEUS continuará a derramar abundantemente bênçãos sobre sua vida e garantirá que "nada se perca".

    ResponderExcluir