domingo, 18 de setembro de 2011

Tocou.


Mateus 8: 1-3.

E, descendo ele do monte, seguiu-o uma grande multidão.
E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo.
E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra.

  Era considerável morto, em vida, o ser acometido pela lepra, não só por exercer um caráter totalmente incurável e destrutivo, altamente contagioso, não importando para sua posição, rico ou pobre, rei ou súdito, 

estando nesta situação restava, “sofre os acoites de Deus”, esta era à ideia, do porque daquele mal assolando sua vitima. “Castigo de Deus” afastado do convívio social, da família, amigos, sentenciado a uma morte diária, lenta, sofrida, e solitária. Assolado nas grandes ondas da discriminação, esperava o indevido a alivio para seu mal atravessando o portal da morte.

 De tantas coisas que uma boa exegese poderia apontar, no texto acima, permita-me mira na exegese de um confiante pobre homem, o leproso. Antes mesmo que entenda como uma aparente contradição à firmação “confiante pobre” vamos procura entende as dificuldade que foi preciso ser transpassada, para que ele colidisse com o bom (PASTOR) e com seu milagre.

1º O que ele estava fazendo dentro da cidade. (sendo leproso)

2º Como ficou sabendo das maravilhas de cura restauração do bom pastor.

3º Como conseguiu marcar uma consulta com o medico dos médicos, rompendo a multidão.  

4 º porque pensava ele que Jesus poderia cura-lo, já  que a lepra era tida como “açoite de Deus”, porque o filho  iria curar, isso não seria uma rebelião da parte de Jesus para com Deus. 

 Como podemos ver muitas barreiras visíveis e invisíveis, prendia aquele homem, mas como já disseram “à fé não conhece restrições” e com uma espécie de hemorragia de fé estancada em seu peito, se aproxima de Jesus, segue a narrativa bíblica. 

Mateus 8: 1-3, E descendo ele do monte, seguiu-o uma grande multidão.

E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo.

E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra.

“E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra.”

 Toco lhe o bom pastor, “e logo ficou purificado da lepra.” Um corpo que se encontrava em estados deplorável, logo se encheu de vida, nervos, tendões antes paralisado e restaurado, corrente sanguínea recebe uma transfusão do poder daquele que veio por em liberdade os cativos, restaurar visão dos cegos, aquele que veio apregoa o ano aceitável do Senhor, com o toque do autor da vida, uma restauração foi manifestada. 

 Hoje continua tão viva a palavra, bondade, poder e misericórdia do Senhor, como naquele tempo, “E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo” ele tocou aonde sacerdote nenhum querida tocar. Hoje muitos podem olhar para as muralhas da ruinas de uma família, filhos, casamento, até mesmo ministério, razoado em sua mente á insolúvel solução, presos em muitas coisas (assim como se encontrava o leproso) perderam a coragem de se aproxima para receber o toque restaurador, devido um estado de fracasso. O toque do amável pastor é sempre restaurador, e a todos que tocar.

 Não importa seu estado, derrube suas barreiras visíveis e invisíveis com a dinamite da fé, lance-se aos seus pés, do Senhor e o adore, e com as mais sinceras suplicas explodindo em fé dizendo “Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo”. Aquele que a todos que salvar libertar, restaurar cuidar. Que tem em suas mãos todo poder, estar pronto a dizer as mais doces palavras de amor e ternura a alma que se atirou a ele.  “Quero; sê limpo”. 

Djavan Lopes.





2 comentários:

  1. Djavan, seu texto é uma reflexão bem oportuna e pertinente com o momento de hoje.
    A cada dia, a humanidade perde a pouca fé que ainda possui.
    Todos sabemos que a fé remove montanhas.

    Como diz Gilberto Gil: "Andar com fé eu vou porque a fé não costuma falhar."

    Obrigado pela visita e comentário gentil no meu link!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Djavan, fui visitar o blog planeta da leitura.
    Gostei muito.
    Anderson também é ótimo!
    Passarei a visitar sempre que puder.

    Abraços!

    ResponderExcluir