quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Reabilitação:

Reabilitação:

Com a voz for-ciada Sérgio imitava Dona Joana na roda de amigos enquanto esperava o carro do zé do a- sogue. No centro de recuperação:SARA VIDA,de volta para seu lar “como você pode chegar bêbado com seu filho em casa assando em febre” estas lembranças agora vinha em meio a risos e lágrimas de contentamento. Na manha de 12 de dezembro de 2000 Sérgio mal consegue lembrar que foi ele quem abriu a porta de sua casa, que derramou o leite e bebeu soro como água.; só se preocupava em achar sua maquina de cortar cabelo e a extensão que não via pelo menos há dois anos 

E não queria passar os últimos nove meses longe dela, dissimulava como aquela voz lhe fazia sentir mais envergonhado do que há 18 dias quando foi informado de sua demissão. Como empacotador no pequeno super mercador duas quadras de sua casa, Dona. Joana mastigou as explicações dadas por Sérgio, mas não as engoliu; no fundo pensava consigo mesmo os motivos que levou ele a arruinar sua profissão de cabeleireiro,profissão esta que um dia foi enaltecida em um trio elétrico no carnaval de Salvador BA enquanto Sérgio fazia a segurança do bloco Harmonia do Samba.

Ouviu uma voz estrondosa dizendo “um abraço para Sérgio cabeleireiro” até hoje não sabe ao certo quem, falou, dizem apenas que foi algum integrante da Banda que conheceu as mãos talentosas de Sérgio antes da fama, e como dizem na Bahia “quis dá uma moral” a Sérgio; sabe-se porém que naquele ano o número de cliente de Sérgio aumentaram de 11 para 29 por dia, mas tudo aquilo estava falecido e enterrado no cemitério do fracasso.

As mãos antes talentosas agora já não consegue mais fazer gestos sincronizados coisa que muitas vezes clientes apreensivos comentavam entre si; os arrepios sentidos já não eram pelo frio da navalha próximo á orelha era em ver as mãos cambaleantes de Sérgio devido ao uso abusivo do álcool 08:57:13 am. Ele sabe que para o ponteiro clavar 10:30 vai ser um pulo. E ele nem achou coragem para pedir á esposa o único porta retrato do filho que iria preencher a ausência física.

Zé é pontual não gosta de esperar. Sérgio arruma o que pode e fica em pé imóvel segurando a sua mala ;ele sabe que o tempo que se configura a sua frente é de descontração, é construção sem tempo para errar já errou.
de- mais! O carro estaciona Dona Joana tenta estancar a hemorragia de lágrimas dizendo que da qui a um mês iria visito -lo Sérgio entra no quarto pega o pequeno Davi no colo suspende acima de seus ombros, olha nos olhos. Beija e devolve ao berço. Dona Joana. Entrega um embrulho e manda só abrir quando chegar e diz que pedira toda as noites a Deus por ele 11: 42 : 28 Sérgio ansioso lé o letreiro no muro.

( SEJAM BEM VINDOS AO CENTRO DE   RECUPERAÇÃO SARA VIDA)
Conhecerei a verdade e a verdade vos libertara, João 8:32
se pois o filho vos liberta verdadeira mente sereis livre. João 8:36
Um senhor com voz mansa e andar, vagaroso ,chamando Sérgio e Zé de filhos nos da as boas vindas disfarçadamente; olho para seu crachá e vejo o inscrito ( Abrão Filho da Boa Esperança ) que nos mostra quartos com dois beliches, cada campo de futebol, uma mini academia de musculação. mostra-nos um cronograma que será religiosamente rezado por nove meses na vida de Sérgio. Não consegui ver todo mas era mais ou menos a sim:
07:00 acorda , 07 :30 santuário, 08:00 café , 09:00 terapia ocupacional 12:00 almoço .13:00 ás 14:00 descanso 14:00 ás 17: 00 aula de português e matemática

O senhor me chama meio que de canto e diz “você sabe que para o bem dele visitas só da qui trinta dias” balanço a cabeça de forma positiva;.enquanto ouço os badalos de um sino informando o horário do almoço. penso que é a melhor hora para eu sair a francesa; mesmo com as rogativas do senhor para eu ceia com eles dou um leve aceno para Sérgio que parecia nos observar a distancia e vou em direção ao meu carro. Antes de me abraça Sérgio desembrulha mostra sorridente o porta retrato do filho que sera companhia mais presente nesta nova gestação de sua vida . Enfim abraços apertados ensaio de lágrimas. Entro no carro e saio acelerado:

Entre adaptação, reabilitação, a aprendizado e desaprendizado crise de abstinência , tédio, noite de insonia, saudades visitas e reza do cronograma la se foram 3 meses.
Entre adaptação, reabilitação, a aprendizado e desaprendizado crise de abstinência , tédio,noite de insonia, saudades, visitas, e reza do cronograma la se foram se foram 6 meses.
Entre adaptação, reabilitação, a aprendizado e desaprendizado crise de abstinência , tédio, noite de insonia, saudades, visitas, e reza do cronograma lá se foram 9 meses.
Terça-feira 11 de setembro de 2001, 10: 00 :02 da manha Sérgio mal consegue dormir imaginando a chegada de Zé ,trazendo seu filho e sua esposa .Ele sabe que Zé não vai se atrasar .os amigos que aqui vão ficar faz uma especie de circulo Sérgio primeiro diz nunca mais vou ouvir forcei-a a voz e diz “como você pode chegar bêbado com seu filho em casa assado em febre” Devido às visitas constantes de Dona Joana a quele lugar, os amigos de Sérgio sabiam que ele a imitava direitinho, risos e lágrimas contracenaram no mesmo cenário.

O choro fez com que Sérgio engolisse muitas palavras mas ergueu a voz e disse: “a todos que a qui ficam muito obrigado á direção do (CENTRO DE RECUPERAÇÃO SARA VIDA) muito obrigado ao líder espiritual pai e amigos de todas as horas , Abrão Filho da boa Esperança, por este coração que não cabe neste peito, a vocês que aqui me cercam quero que saibam que hoje não é o dia mais feliz que a chegada de Davi neste mundo mas estou igualmente feliz quando eu cruzar aquele portão; uma nova .Chance

ME será dada e quero dedicá-la a minha querida esposa Joana ao meu pequeno príncipe Davi. Saio da qui hoje para começar nova vida. Os aplausos dos amigos fazem cessar as palavras. Terça-feira 11 de setembro de 2001 10:30 23 da manha Sérgio reconhece o barulho do carro do Zé e se vira bruscamente; não sabe explicar muito bem, mas está vendo a esposa mais linda que ultimamente. O pequeno Davi parece que vai salta, da janela do carro para os braços do pai .Zé faz uma busca com os olhos para encontra o senhor Abrão 10:42 :16 da manha.

Hh! por favor assine aqui também prontinho; pode ir seu Sérgio Deus, lhe abençoe Uma espécie de êxtase de louvor em forma de aplauso toma conta do lugar. Os quatro se dirigem para o carro. Zé deixa o dedo na buzina fazendo um ensurdecedor barulho, eles a travesam o portão. Sérgio manda Zé para o carro por algum instante bota a cabeça para fora da janela. Recita o que ele agora sabe se tratar de dois versículos bíblicos “Conhecerei a Verdade e a Verdade vos libertara, joão 8:32 , se pois o filho vos liberta verdadeiramente sereis livre, “João 8:36 e vai em bora. ...

Ficção e realidade observavam o mundo sentado na mesma colina um dia à realidade se distraiu e caiu e precisou ser resgatada pelas belas historias contada pela ficção.


Djavan Lopes.

3 comentários:

  1. Legal essa historia!Fascinante!Parabens Amigo e continue assim levando Jesus aos povos não alcançados..."Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará..."

    ResponderExcluir
  2. Pow Dja esta história é mercada por suas implicações, uma história comovente e que mostra sem dúvida a essência do ser humano...

    Legal seu blog cara...
    Sou seu seguidor...
    Vc é uma pessoa apoteótica...

    Fica na paz!

    ResponderExcluir
  3. legal mano continue assim
    e Deus vai te abençoar mui grandemente
    legal msm seu blog
    bjão...

    ResponderExcluir